Acid Tests

 

PS: Artigo publicado originalmente na dwb.com.br

 

Um teste interessante que podemos fazer, pensando em CSS, é submeter os navegadores ao Acid Test proposto pelo Web Standards Project.

O teste é simples: Leve seu navegador para passear pelo site:http://www.acidtests.org/ e clique nos links Acid1, Acid2 e Acid3. Veja como o seu navegador renderiza essas páginas.

Divertido, né?

Entendendo:

O teste Acid1, criado em 1998, é obviamente o mais simples e testa tags <html> e declarações CSS. Traz uma tela de referência apenas, sem grandes apelos. Mas foi esse teste que serviu de base para os testes seguintes.

Já o Acid2, de 2005, é bem mais interessante que o primeiro. Forma uma rosto quando o navegador consegue renderizar tudo corretamente.

Por fim, o Acid3, lançado em março  de 2008, é a versão mais “poderosa” deste teste. Faz aproximadamente 100 testes, indo do CSS 3 ao SVG, passando por XML e DOM, e ainda mostrando o “score” do seu navegador.

Pelo que pude constatar, nenhum navegador (em versão estável e pública) conseguiu 100%. Mas não deixa de ser interessante ver como o Chrome, o IE e Firefox se saem nestes testes.

Aprofundando:

About leonkulik

Leon Kulikowski é desenvolvedor e empreendedor web. Consultor educacional da Adobe Brasil e instrutor certificado, ministra cursos de tecnologia em diversos centros de treinamentos pelo país e na pós graduação da faculdade Impacta. Profere palestras sobre Web no Brasil e exterior.